Politica Houve relutância dos países da SADC para intervir em Cabo Delgado, diz...

Houve relutância dos países da SADC para intervir em Cabo Delgado, diz Ministra sul-africana

A chefe da diplomacia sul-africana, Naledi Pandor, disse nesta quinta-feira, na Universidade de Cabo, que os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) atrasaram intervir em Cabo Delgado para travar os ataques terroristas.

“demoramos muito tempo, como SADC, a discutir a insurgência em Cabo Delgado. Muitos de nós estávamos convencidos de que precisamos de agir rapidamente, mas havia relutância (…) saber a questão da soberania para permitir a entrada de outros, até mesmo a SADC.” Disse Pandor, citada pela Carta.

Prosseguindo, Naledi Pandor afirmou que ficou feliz pelo trabalho feito porque o seu colega da Nigéria veio ter com ela e questionou: “porque é que estão a demorar negociar como África Austral.”

A dirigente Sul-africana fez estas declarações num encontro virtual, para assinalar os 20 anos da União Africana (UA).

Lembre-se, desde Julho de 2021, operam em Cabo Delgado tropas do Ruanda, África do Sul, Botswana, Lesotho, Tanzânia, Angola, entre outros. Nos últimos dias, especialistas da União Europeia (UE) encontram-se a treinar militares moçambicanos para fazer face aos ataques terroristas que já provocaram mais de 3100 mortos entre civis, militares e terroristas.