O Fundo de Investimento do Património de Abastecimento de Água (FIPAG) está a trabalhar no melhoramento do sistema de abastecimento do precioso líquido na cidade de Tete, através da recuperação dos níveis do Centro Distribuidor e do preenhimento da tubagem da rede que ainda se encontra vazia.
O trabalho está a ser desenvolvido em várias unidades residenciais dos bairros de Matundo e Chingodzi, consideradas as mais críticas em termos de abastecimento de água potável, onde, em consequência, o FIPAG adoptou algumas medidas visando garantir o fornecimento do precioso líquido aos residentes.
Disse, por outro lado, que ainda no âmbito do programa de melhoramento e expansão da rede de abastecimento de água potável, estão a decorrer os trabalhos visando o aumento gradual da sua cobertura, um elemento prioritário e via para o bem-estar dos cidadãos nas zonas rurais e urbanas.
O delegado do FIPAG em Tete revelou que uma nova rede de conduta de água potável está sendo alargada a algumas unidades residenciais do bairro Sansão Muthemba, infra-estrutura básica para a canalização do precioso líquido junto às comunidades na região periférica do município da cidade.
No seio dos consumidores, a direcção do FIPAG está a implementar directrizes de forma a promover o reforço dos mecanismos que assegurem o acesso e uso correcto do sistema de fornecimento de água, através da fiscalização integrada e sistemática para evitar acções de sabotagem das condutas e consumo ilícito do precioso líquido por parte dos utentes.