Sociedade Exxon considera cancelar do projeto de gás devido a pressão dos investidores

Exxon considera cancelar do projeto de gás devido a pressão dos investidores

A petrolífera norte-americana está a estudar possibilidade de cancelar o investimento previsto para o norte de Moçambique. Motivo é a pressão dos investidores para limitar aposta em combustíveis fósseis.

De acordo com o jornal norte-americano Wall Street Journal, o novo conselho de administração, que inclui um administrador nomeado por um investidor ambiental, e dois outros administradores, já expressou as preocupações ambientais sobre vários projetos, incluindo o investimento na exploração de gás natural na bacia do Rovuma, no norte de Moçambique, e outros projetos de milhares de milhões de dólares no Vietname.

O jornal cita que esta questão está a ser debatida no âmbito das discussões sobre o plano estratégico para os próximos cinco anos, num contexto em que os preços do petróleo e do gás estão elevados, e o mundo está a passar por uma falta de combustíveis fósseis enquanto recuperam dos efeitos da pandemia de Covid-19.

A pressão sobre a administração da Exxon, uma das maiores petrolíferas mundiais, visa reduzir o investimento nestes combustíveis poluentes para limitar as emissões de carbono e, ao mesmo tempo, aumentar o retorno aos investidores, já que a aposta em megaprojetos como os de Moçambique demora vários anos até chegar à fase de retorno para os acionistas.

Recomendado para si:  Falsos agentes do SERNIC neutralizados em Pemba