Internacional Presidente argentino é alvo de investigação por realizar festa durante confinamento

Presidente argentino é alvo de investigação por realizar festa durante confinamento

O presidente argentino, Alberto Fernández, enfrenta a Justiça, após participar do jantar de aniversário da primeira-dama organizado durante o confinamento de 2020 no país.

Um promotor decidiu abrir uma investigação contra Fernández, apesar de o presidente ter proposto doar parte de seu salário como reparação.

O episódio gerou uma enxurrada de críticas de opositores e militantes do próprio partido de Fernández, e impactou sua campanha para as eleições legislativas de metade do mandato, em 14 de novembro.

O promotor federal Ramiro González decidiu ontem formalizar a investigação contra o presidente, sua mulher, Fabiola Yañez, e as outras 10 pessoas que participaram em 14 de julho de 2020 da comemoração, na residência oficial de Olivos.

Pouco antes de a acusação ser anunciada, o presidente se apresentou à Justiça e propôs, a título de “reparação de um potencial dano”, doar metade do seu salário por quatro meses consecutivos ao Instituto Malbrán de pesquisa bacteriológica.

O juiz Sebastián Casanello deve decidir agora se avança com a investigação ou aceita a oferta do presidente e encerra o processo judicial.

Recomendado para si:  Cientistas tanzanianos criam tecnologia genética contra a malária

Destaques da semana