Militares moçambicanos e ruandeses ocupam posições em Awasse e Diaca e anunciam apreensão de armas e munições. Operação têm apoio aéreo e acontece ao redor da vila de Mocímboa da Praia.
Uma operação conjunta entre as forças moçambicanas e ruandesas resultou na terça-feira (03.09) na ocupação das principais posições dos grupos armados ao redor da vila de Mocímboa da Praia, “quartel-general” dos insurgentes.
Mocímboa da Praia encontra-se cercada pela força conjunta e poderá ser recuperada, “a qualquer altura”, referiu uma fonte ligada ao Exército moçambicano.
A força conjunta ocupou as posições dos insurgentes em Awasse e Diaca, em Mocímboa da Praia, tendo apreendido diverso material bélico dos rebeldes e abatido vários membros dos grupos armados, segundo fonte ligada ao Ministério da Defesa de Moçambique, que acrescentou que as operações contam com o apoio da aviação militar.
Após as operações da força conjunta, o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique visitou a localidade de Awasse, onde garantiu que a intenção é permanecer nos pontos ocupados.