Os governos de Portugal e Estados Unidos de América (EUA) condenam veementemente o ataque terrorista ocorrido quarta-feira (24) contra a vila de Palma, na província de Cabo Delgado.
Em notas separadas emitidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e embaixada do EUA afirmam terem acompanhado a situação com preocupação e estão em comunicação com as autoridades moçambicanas.
Nos documentos, Portugal e EUA reiteram a sua solidariedade para com as autoridades e o povo moçambicano, bem como o empenho nos reforços de cooperação com Moçambique, tanto a nível bilateral, com vista a estabilização na província de Cabo Delgado.
Na missiva dos americanos expressam solidariedade para com a comunidade de Palma e as Forças Armadas de Moçambique que trabalham para o restabelecimento da paz e da segurança naquela parcela do país.
Os americanos afirmam que a embaixada está profundamente preocupada com os contínuos ataques dos terroristas contra os residentes de Cabo Delgado, que sofrem tremendamente das tácticas brutais e indiscriminadas dos terroristas. Neste contexto, continuam a acompanhar a situação e mantém-se empenhado em trabalhar com o Governo de Moçambique para combater o extremismo violento e garantir a segurança e prosperidade para todos os seus cidadãos e residentes.
Entretanto, vários países manifestaram, usando diversas plataformas, a sua preocupação e repúdio aos ataques terroristas contra a população de Palma, em Cabo Delgado.