Politica ANAMOLA marca primeiro Congresso Nacional para Junho de 2026

ANAMOLA marca primeiro Congresso Nacional para Junho de 2026

O partido Aliança Nacional por um Moçambique Livre e Autónomo (ANAMOLA), fundado por Venâncio Mondlane, anunciou a realização do seu primeiro congresso, agendado para os dias 20, 21 e 22 de Junho de 2026, na cidade de Nampula, no norte do país. A informação foi divulgada pelo porta-voz da formação política, Dinis Tivane.

Durante o primeiro Conselho Nacional da ANAMOLA, que decorreu nos últimos três dias na província de Sofala, estiveram presentes mais de 300 participantes, incluindo representantes nacionais e estrangeiros.

No encerramento do Conselho Nacional, Dinis Tivane revelou que foram aprovados 10 instrumentos jurídicos que irão regular o funcionamento do partido. Entre os documentos destacados, encontram-se o regimento que rege as sessões da formação política e um regulamento disciplinar, que define as infracções e respectivas sanções que poderão ser aplicadas dentro da organização.

Adicionalmente, foi aprovado um regulamento que estabelece as normas para as eleições das lideranças dentro da ANAMOLA. “Temos um pacote de legislação que compreende 10 instrumentos jurídicos, portanto, é a maior festa que podemos dizer de instrumentos jurídicos e justifica que este é o partido que se implantou para actuar no Estado moçambicano como um verdadeiro partido que entende que o Estado moçambicano é um Estado de direito democrático”, afirmou Dinis Tivane.

Recomendado para si:  Chapo apela a investimentos e inclusão social como bases do futuro de Moçambique