Politica Portugal assegura haver trabalhos técnicos para apoiar Moçambique no combate ao terrorismo

Portugal assegura haver trabalhos técnicos para apoiar Moçambique no combate ao terrorismo

Estão em curso discussões técnicas entre Moçambique, Portugal e a União Europeia para a concretização do apoio ao Estado moçambicano no combate ao terrorismo em Cabo Delgado. A garantia foi dada pela embaixadora de Portugal no país, que na sexta-feira (19) foi recebida em audiência pela presidente da Assembleia da República.

É que ao fim de quatro anos como representante diplomática lusa em Moçambique, Amélia Paiva vai deixar o país. Na despedida, com balanço à mistura, Paiva e Bias passaram em revista a cooperação parlamentar entre as duas nações, mas também fizeram o ponto de situação sobre a materialização do apoio de Portugal e da União Europeia, no combate ao terrorismo no teatro operacional norte.

“O que vos posso adiantar é que, neste momento, os trabalhos técnicos, depois de uma missão exploratória, estão a decorrer e esperamos a muito breve trecho podermos ter respostas concretas para anunciar. Entretanto, obviamente, esse trabalho está a ser feito com as competentes autoridades”, assegurou Amélia Paiva reiterando que “os trabalhos em curso decorrem a nível bilateral e aí são mais da área de tutela do senhor ministro da Defesa Nacional”.

Recomendado para si:  MDM apela a reforço da justiça para combater corrupção em Moçambique

A fonte acrescentou recordou que ano passado, “o professor José Cravinho (ministro da Defesa Nacional de Portugal) esteve em Maputo, em Dezembro do ano passado, e no quadro da visita do senhor ministro dos Negócios Estrangeiros, que veio aqui com o chapéu da União Europeia, como representante do Alto-Representante da Política Externa em resposta a uma solicitação moçambicana”, acrescentou.