A Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, enalteceu na quarta-feira (10) a importância do apoio humanitário que os parceiros internacionais têm prestado aos deslocados de Cabo Delgado, na sequência dos ataques terroristas.
Este reconhecimento foi manifestado pelo porta-voz da presidente do Parlamento, Oriel Chemane, após esta ter recebido, em audiências separadas, os embaixadores da Finlândia, Anna Heikkinen; Alemanha, Lothar Freischlader; França, David Izzo e da Venezuela, Nosor Fajardo.
Destacou também que o apoio prestado por estes países a Moçambique, nas várias áreas, desde saúde, educação, economia, financiamento a programas de desenvolvimento e outros, tem estado a contribuir para o desenvolvimento e na resposta às necessidades dos cidadãos.
Ainda nos encontros com os diplomatas, Esperança Bias manifestou o desejo de ver reforçada a cooperação entre os parlamentos, com destaque para a formação dos deputados, para tornar a assembleia mais forte e interventiva.
Por seu turno, os embaixadores foram unânimes ao afirmar que desejam trabalhar em parceria com os deputados moçambicanos em matéria legislativa, através da troca de parcerias.
Segundo o embaixador da França, David Izzo, o Parlamento francês está sempre disponível para trabalhar na área legislativa e, brevemente, vai visitar os chefes das bancadas parlamentares para manifestar o compromisso de colaborar com a Assembleia da República no fortalecimento da democracia.
“A França está disponível e comprometida em apoiar Moçambique nos objectivos de desenvolvimento que o Presidente da República fez neste novo mandato. Vamos também trabalhar na geração de emprego para trabalhadores moçambicanos”, disse.