Politica Covid-19: PR moçambicano pede esforço contínuo da SADC face a nova vaga

Covid-19: PR moçambicano pede esforço contínuo da SADC face a nova vaga

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, lançou na sexta-feira (29), um apelo na qualidade de presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para que todos os países da região continuem a envidar esforços para travar a covid-19.

“Nas primeiras duas semanas de janeiro, o número total de novos casos situou-se em 346.010, o que corresponde a 22% do número total de casos registados desde o início da pandemia na região”, refere, numa mensagem publicada no portal da SADC.

Segundo Nyusi, “há uma preocupação crescente de que as infeções sejam causadas em parte por uma nova variante do coronavírus”, mais facilmente transmissível.

Perante esta nova vaga, os sistemas de saúde “estão a atingir rapidamente o limite das suas capacidades, esperando-se que a situação se agrave a curto prazo “, alerta.

O presidente da SADC, em regime de rotatividade, lança um apelo a todos para que continuem a “envidar esforços para travar as elevadas taxas de infeção e de mortalidade”.

“Só juntos e colaborando teremos a resiliência e a capacidade de superar esta pandemia “, acrescentou.

Recomendado para si:  CDD nega ter recebido fundos para denegrir Ministro da Agricultura

Como uma nota positiva, Filipe Nyusi destaca que, nos últimos meses, várias vacinas “receberam aprovações regulamentares nalguns países, bem como a pré-qualificação da Organização Mundial de Saúde (OMS)”.

“Neste sentido, recomendamos que o Comité de Ministros da Saúde da SADC defina uma estratégia de colaboração regional forte e mobilize recursos coletivos para aquisição urgente da vacina para distribuição”, por todos os cidadãos, “estabelecendo prioridades de acordo com o nível de risco”.

A África Austral continua como a região mais afetada do continente, com 1.676.885 infetados e 47.573 mortos, segundo os mais recentes dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

Só a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.447.798 casos e 43.105 mortes.