Internacional Embaixada dos EUA em Bagdade visada por vários morteiros

Embaixada dos EUA em Bagdade visada por vários morteiros

Vários morteiros explodiram junto à embaixada dos Estados Unidos em Bagdade, este domingo. Pelo menos cinco explosões foram ouvidas na zona oriental de Bagdade, seguidas de rajadas de fogo rápido originárias do sistema de defesa ‘anti-rockets’ da embaixada norte-americana.

De acordo com uma declaração das forças de segurança iraquianas, o ataque causou danos materiais, mas não causou baixas.

Pelo menos três foguetes explodiram perto da missão diplomática dos EUA, na Zona Verde, de alta segurança, na capital iraquiana, enquanto outros dois atingiram áreas residenciais separadas, segundo referiu uma fonte de segurança à agência France Presse.

A embaixada dos EUA e outros locais militares e diplomáticos estrangeiros têm sido alvo de dezenas de ataques com foguetes e bombardeamentos desde o outono de 2019.

O ataque deste domingoe é o terceiro contra as instalações militares e diplomáticas dos Estados Unidos desde uma trégua em outubro com as fações iraquianas pró-iranianas.

No primeiro, a 17 de novembro, os foguetes atingiram a embaixada dos Estados Unidos e atingiram bairros em Bagdade, matando uma pessoa.

Recomendado para si:  Equipas de resgates na Indonésia não detectam sinais de vida após desabamento

A 10 de Dezembro, dois comboios logísticos destinados à coligação internacional estacionada no Iraque foram alvo de bombardeamentos à beira da estrada.

Estes ataques foram reivindicados por grupos que as autoridades iraquianas e os Estados Unidos têm classificado como pró-iranianos.