Sociedade Julgamento de ataques em Cabo Delgado na recta final

Julgamento de ataques em Cabo Delgado na recta final

O Tribunal Judicial da Província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, começa na quinta-feira a ouvir as alegações finais do julgamento de 189 pessoas acusadas de envolvimento na violência armada que assola a província desde Outubro de 2017.

O juiz do processo, Geraldo Patrício, disse hoje que a primeira fase das alegações finais será reservada ao Ministério Público, para se pronunciar sobre as acusações que deduziu contra os arguidos.

A etapa seguinte será destinada à defesa, procedendo-se depois à leitura do acórdão.

Geraldo Patrício adiantou que, devido ao elevado número de arguidos, as alegações finais vão decorrer nos dois estabelecimentos prisionais onde a maioria dos implicados está detida.

O julgamento dos 189 arguidos iniciou-se em 03 de Outubro de 2018 e as audiências decorreram ao longo de 20 sessões.

Entre os arguidos, estão moçambicanos e estrangeiros, maioritariamente da Tanzânia, país com zonas que fazem fronteira com os distritos moçambicanos que têm sido alvos de ataques de grupos armados na província de Cabo Delgado.

Recomendado para si:  Gueta Chapo lidera conferência sobre empoderamento feminino em Maputo

As dezenas de detenções e o julgamento em curso não têm conseguido conter a violência em Cabo Delgado, multiplicando-se ataques por parte de grupos armados e acusações de abusos de direitos humanos contra as Forças de Defesa e Segurança (FDS).

De acordo com números oficiais, pelo menos 140 pessoas, entre residentes, supostos agressores e elementos das forças de segurança, morreram desde que a onda de violência começou.

Notícias ao Minuto

Destaques da semana