Sociedade Moradores de Liberdade pedem TPM

Moradores de Liberdade pedem TPM

Os residentes do bairro da Liberdade no município da Matola, sentem-se abandonados pela edilidade, porque não tem transportes públicos da empresa municipal, e são humilhados pelos cobradores e motoristas dos “chapa 100”.

Aqueles munícipes dizem que o único transporte público da empresa municipal que é visto naquele ponto, apenas usa o bairro da Liberdade como corredor em direcção a Mahlampswene.

O grito de socorro dos residentes da Liberdade, já é antigo, mas segundo eles a edilidade tem feito ouvidos de mercadores, porque nem água vai nem água vem, e ficam horas a fio nas paragens a espera dos “chapas” e acabam por chegar tarde aos seus postos do trabalho.

Alguns residentes ouvidos pela nossa fonte, dizem que todos os dias são humilhados pelos motoristas e cobradores dos “chapas 100”, que escolhem os passageiros e as vezes só os que tem dinheiro para fazer ligações é que conseguem apanhar o carro, mas também não escapam a humilhação.

Todos os dias e em qualquer período do dia, é um autentico martírio sair da Liberdade para a cidade de Maputo e a história repete-se quando o objectivo é fazer o sentido inverso.

João Machava, diz que durante algum tempo o bairro tinha dois transportes públicos, um que fazia a Museu/Liberdade e outro P. Trabalhadores/Liberdade, mas quando estes passaram a gestão dos municípios, o bairro foi esquecido e começaram as oscilações até hoje que desapareceram.

Alguns motoristas e cobradores dos “chapas 100”, que falaram em anonimato, dizem que as vezes não carregam no terminal, porque os passageiros que ficam na bicha só descem no Museu ou na Baixa, e eles não querem transportar “pedras”, porque assim não fazem a receita.

Estes afirmam que esta situação vai continuar neste bairro porque ninguém olha para o mesmo, e o município não vai alocar transportes públicos da empresa municipal para Liberdade, por isso vão continuar a fazer e desfazer.

Os transportadores, garantem que algumas das suas atitudes são tomadas em conivência com os fiscais que estão no terminal, que nada fazem e deixam eles “trabalharem” ao seu belo prazer, mas as vezes fingem que fiscalizam.

Os residentes deste bairro, pedem para que a edilidade coloque neste bairro, no mínimo dois transportes públicos da empresa municipal, para minimizar o sofrimento destes munícipes.

Estes munícipes também pedem fiscais sérios, que estão dispostos a trabalhar para o povo, e que fiscalizem os “chapas 100”, porque alguns não estão em condições para transportarem pessoas.

Folha de Maputo