Com a referida intervenção mais de 10.500 agregados familiares passaram a receber assistência no quadro do Programa Subsídio Social Básico.
Trata-se de comunidades residentes nas localidades de Muamuasse, no posto administrativo de Chicumbane, distrito de Xai-Xai, Machenganhane e Louane, no posto administrativo de Chissano, em Bilene-Macia, e Chemanine, no posto administrativo de Chidenguele, em Mandlakaze.
De acordo com informações facultadas à nossa Reportagem, com este efectivo atingiu-se este ano a cifra de 94,2 por cento da meta planificada para 2013, fixada em 11.157 agregados familiares.
Enquanto isso, no que concerne ao Programa de Apoio Social Directo, a Delegação do INAS em Xai-Xai, que tem a sua cobertura para além da capital provincial e distrito do mesmo nome, apoia igualmente Mandlakaze e Bilene, tendo atendido nesse âmbito um total de 1.646 agregados familiares, dentre outras intervenções que foram extensivas ao programa denominado Serviços Sociais de Acção Social.
“Com estas intervenções, que incluem ainda a reabilitação e apetrechamento do centro de apoio à velhice de Chongoene, visando proporcionar melhor comodidade aos seus utentes, o INAS pretende desta forma contribuir no sentido de colocar as camadas mais vulneráveis com um mínimo de condições que lhes possam conferir uma vida condigna” disse Machava.
Ainda de acordo com o nosso interlocutor, no mesmo espírito o INAS vai proceder ainda dentro de dias ao lançamento da segunda fase do Programa Acção Social Produtiva no Município de Mandlakaze.
Trata-se de uma assistência, segundo Machava, que deverá cobrir um total de 1.000 agregados familiares, o que representa um incremento em mais 208 agregados familiares dos 792 agregados que vinham sendo assistidos desde o ano passado.
“Com este ritmo está assegurado que até Agosto estarão alcançadas as metas planificadas em todos os programas para o presente ano e estarão ainda concluídas as obras de reabilitação do infantário provincial, que assegurara condições mais confortáveis as 40 crianças ali albergadas”, disse a nossa fonte.
Noticias