A beneficiária que perdeu a sua casa e todos os seus haveres, na sequência de um incêndio que devorou completamente a sua anterior habitação construída com material precário no primeiro trimestre deste ano, viu na tarde da última quinta-feira a sua vida a mudar para o melhor ao receber uma casa equipada com mobília do quarto e sala, um reservatório de água ligada a uma torneira e uma casa de banho igualmente construída de material convencional. Recebeu também na mesma tarde das mãos da Primeira-Dama, produtos alimentares.
Maria Comé, visivelmente emocionada por receber aquilo que nunca contava ter na sua vida, contou à Primeira-Dama que o incêndio que destruiu a sua casa ocorreu num dia chuvoso. Explicou que como não tinha cozinha exterior, foi obrigada a fazer fogo no interior da casa para preparar o pequeno-almoço depois que saiu para participar num funeral na vizinhança.
“Quando voltei para casa, fiquei ao relento porque já não tinha nada na minha vida. Tive apoio dos meus vizinhos que mesmo na minha ausência, foram os primeiros que procuraram sem sucesso salvar alguns bens”, explicou Maria Simões Come.
“Não tenho palavras por tudo o que estou a ver hoje aqui na minha casa, nunca imaginei-me a dormir numa casa de alvenaria, muito menos receber na minha casa uma ilustre figura como a minha chará, esposa do Presidente da República. Eu ouvia dizer que, ela está comprometida com a vida da pessoa idosa mas pensava que isso era para com outras velhas e não eu. Estou muito admirada e satisfeita por ela ter vindo oferecer-me uma casa, uma cama, água aqui em casa. Tudo isto não fazia parte dos meus planos. De facto, a partir de hoje, tenho a certeza de que nunca é tarde e que Deus é grande”, exprimiu Maria Simões Comé, bastante emocionada.
Da Luz Guebuza agradeceu, na ocasião, o apoio incondicional dos vizinhos que, desde primeira hora em que Maria Comé ficou sem abrigo, mobilizaram parcos recursos para a idosa continuar em vida até o dia em que recebeu a nova casa.
“Idosos são nossas bibliotecas, temos que tratar bem. Agradeço a todos que apoiaram a vovô Maria nos momentos mais delicados da sua vida. A casa que recebeu hoje, não é tudo, os vizinhos, são a sua principal família, continuem a apoiar em tudo”, apelou Maia da Luz Guebuza.
Noticias