Sociedade Meio Ambiente II Encontro da juventude: Governadora de Maputo desencoraja caça furtiva

II Encontro da juventude: Governadora de Maputo desencoraja caça furtiva

Segundo disse, os jovens devem afastar-se desta prática porque estão a cometer crimes contra a biodiversidade, com a crescente ameaça ao rinoceronte para lhe extraírem os cornos para a venda no mercado negro. Grande parte dos jovens protagonistas desta acção são oriundos do distrito de Magude, com o agravante de muitos estarem a ser mortos amiúde pela guarda sul-africana responsável pela guarda do Kruger Park.

Dados avançados semana passada indicam que pelo menos 15 jovens moçambicanos foram mortos este ano quando tentaram caçar rinocerontes no Kruger Park. Na sua maioria jovens da zona de Mapulanguene, em Magude. Outras 13 pessoas estão detidas aguardando por julgamento. A polícia recuperou 41 armas de fogo em Magude, muitas delas AKM, que vinham sendo usadas pelos furtivos para caçar os animais de onde extraem cornos para a venda no mercado negro.

Maria Jonas sublinhou que a Estratégia de Desenvolvimento Integral da Juventude tem como objectivo fazer da juventude a faixa mais participativa da sociedade no processo da construção da nação, estabelecendo mecanismos apropriados que facilitem a participação efectiva e integrada dos jovens a todos os níveis, quer seja nos órgãos de tomada de decisão, quer nos programas de desenvolvimento sócio-económico, com maior enfoque para a jovem rapariga.

Recomendado para si:  Renamo expulsa João Machava por desobediência e violações dos estatutos do partido

“Daí que contamos e desafiamos igualmente a juventude da Província de Maputo a promover uma participação efectiva na tomada de decisão em espaços como sejam, Conselhos Consultivos locais, Conselhos de Escola, Conselhos de Saúde e em todos outros espaços que se discutem, e se tomam decisões. Como Governo, reiteramos a necessidade de continuar a prestar cada vez mais atenção para a educação e saúde dos jovens, luta para melhorar a situação do emprego, de habitação e de acesso a terra infra-estruturada, bem assim como de ocupação dos tempos livres, por que o jovem é a alavanca para catapultar o país na busca do desenvolvimento” – apontou Maria Jonas.

O II Encontro Provincial da Juventude decorreu sob o lema “Juventude de Mãos Dadas Rumo ao 30. Encontro Nacional da Juventude”. Por excelência, constituí este, a plataforma estratégica para permitir ao Governo Provincial efectuar a reflexão profunda sobre os assuntos inerentes à Juventude, cimentando nela a unidade, o patriotismo, a fraternidade, o espírito participativo, o diálogo inter-geracional e a elevação da auto-estima dos jovens.

O encontro envolveu jovens académicos, deputados, servidores públicos, militares, políticos, operários, comerciantes formais e informais, entre outros, oriundos de todas as localidades, Postos Administrativos, Municípios e Distritos da Província de Maputo, representando os vários estratos sociais da juventude.

Noticias