Na qualidade de orador principal do tema “O Caminho para um Crescimento Sustentável em África: Partilhando a Visão de Moçambique”, Chapo sublinhou a relevância do ambiente político estável e da abertura a investimentos como condições fundamentais para o desenvolvimento humano sustentável.
“Pretendemos um crescimento de qualidade, que respeite o meio-ambiente, valorize as nossas comunidades locais e não deixe ninguém para trás”, afirmou o chefe de Estado. Ele destacou que Moçambique beneficia de duas condições essenciais: a rica diversidade mineral e um ambiente democrático propício ao desenvolvimento.
Relativamente aos recursos minerais, Chapo citou a crescente procura internacional, especialmente o grafite. Referiu que a empresa americana Twigg Exploration & Mining Limitada já opera no país, e que cerca de 70% do grafite utilizado na produção de baterias para a Tesla provém de Moçambique.
O Presidente também mencionou a importância do diálogo nacional inclusivo, estabelecido através de um compromisso político entre o governo e todos os partidos representados na Assembleia da República, assim como a mobilização da sociedade civil moçambicana.
Durante a conferência, o estadista referiu ainda áreas prioritárias, como energia, turismo, agroindústria, corredores logísticos, economia azul e digital, fundamentais para o desenvolvimento do país.
Daniel Chapo e a Primeira-Dama de Moçambique, Gueta Chapo, estão presentes numa recepção oferecida pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, e sua esposa, Melania Trump, que reúne chefes de Estado e de Governo de todo o mundo.
O debate de alto nível da 80ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas terá lugar de 23 a 27 de Setembro. A comitiva moçambicana conta com a presença dos ministros da Economia, Basílio Monteiro; dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuela Lucas; das Finanças, Carla Louveira; da Saúde, Ussene Isse; do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Alane; e da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, assim como de outros quadros da Presidência da República e de diversas instituições do Estado.