Politica PR Chapo recebe cartas credenciais de 11 novos embaixadores em Moçambique

PR Chapo recebe cartas credenciais de 11 novos embaixadores em Moçambique

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, recebeu as cartas credenciais de 11 novos embaixadores, provenientes de diversas regiões do globo.

Entre os diplomatas acreditados, destacam-se nomes como Derick Livume, alto-comissário da Zâmbia; Kartika Candra Negara, embaixadora da Indonésia; Ahamad Mohammad Alwohaib, embaixador da Arábia Saudita; Jorge da Cunha Monteiro, embaixador de Portugal; e Anderson Blanc, alto-comissário do Canadá. Também foram acreditados André Jato, embaixador da Suécia; Anne Marie Danielle Perrier, alta-comissária das Maurícias; Vladimir Nikolaevich Tararov, embaixador da Federação Russa; Egil Thorsas, embaixador da Noruega; e Nicolas Randin, embaixador da Suíça.

Na ocasião, Chapo enfatizou a importância de promover e dinamizar as relações diplomáticas, visando uma cooperação económica mais activa. Durante a audiência com Derick Livume, o Chefe do Estado sublinhou a necessidade de fortalecer as relações históricas entre os dois países, especialmente nos sectores de transporte, comunicações, comércio, gestão de recursos hídricos e energia.

No encontro com a alta-comissária das Maurícias, foi discutida a relevância da realização de consultas bilaterais, focando em questões económicas, turismo e agricultura, com especial ênfase na produção de açúcar. Em relação ao diplomata da Guiné, abordaram-se temas vinculados à formação de professores e bolsas de estudo.

Recomendado para si:  Daniel Chapo reforça acesso à justiça como garantia de direitos fundamentais em Moçambique

A audiência com a Indonésia resultou num compromisso ao mais alto nível nas áreas de petróleo, gás e concessão de bolsas de estudo. Maria dos Santos Lucas, Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, destacou que com a Arábia Saudita, o foco reside na consolidação e expansão das relações de cooperação económica, especialmente no sector de gás natural.

As interacções entre o Presidente Chapo e o novo embaixador de Portugal enfatizaram a relevância de visitas de alto nível e a importância das relações diplomáticas. Com a Noruega, discutiram-se partilhas de experiências na área do petróleo, gás, energias renováveis e fundo soberano, sendo que a Noruega já apoia vários projectos de desenvolvimento no país. A Suécia, por outro lado, tem evidenciado apoio nas áreas humanitária, de segurança alimentar e no combate ao terrorismo no norte de Moçambique.