Sociedade Meio Ambiente Concessionadas obras de construção do porto de Techobanine

Concessionadas obras de construção do porto de Techobanine

O Primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina, anunciou ontem que o governo já concessionou as obras de construção do porto de águas profundas de Techobanine, no distrito de Matutuíne, na província de Maputo.

Vaquina, que falava durante a 3ª Conferência Anual do Porto de Maputo, não revelou o nome da entidade que vai executar as obras de construção do porto, mas sabe-se que o mesmo deverá estar concluído em 2015.

O projecto está orçado em mais de sete biliões de dólares, que serão desembolsados pelos governos de Moçambique e Botswana.

″O Complexo Portuário de Techobanine visa a construção, de raiz, de um porto de águas profundas para navios de grande calado, complementando o Porto de Maputo, bem como a construção de uma linha férrea ligando Techobanine ao Botswana, via Chicualacuala e Zimbabwe e um complexo industrial″, sublinhou.

Concessionadas obras de construção do porto de Techobanine

O Complexo Portuário terá uma capacidade instalada para manusear 100 milhões de toneladas por ano e poderá constituir uma importante reserva estratégica regional de combustíveis e uma infra-estrutura ideal para exportação de minerais diversos de países como Botswana, Africa do Sul, Zimbabwe, entre outros.

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″A implantação do Porto Techobanine constitui um desafio ao nosso sector de Educação, particularmente no ensino técnico profissional, que deverá assegurar a formação de quadros para integrar o sector portuário”, explicou.

O Porto de águas profundas de Techobanine reveste-se de uma importância estratégica, devido ao seu potencial para servir toda a região da África Austral.

Para além de atender ao Botswana, que pretende encontrar uma saída mais rápida para o escoamento dos seus minérios, particularmente o carvão, a infra-estrutura deverá servir outros países, como a África do Sul, a Suazilândia e o Zimbabwe.

Para que o projecto se torne viável, o mesmo deverá manusear no mínimo 43 milhões de toneladas de carga por ano e que já foram identificadas ao longo do percurso da linha férrea.