Economia Agricultura Regadio de Chimunda leva à transferência de 80 famílias

Regadio de Chimunda leva à transferência de 80 famílias

O empreendimento faz parte do pacote do Projecto de Irrigação do Vale do Save (PIVASA) coordenado pelo Fundo de Desenvolvimento Agrícola (FDA), do Ministério da Agricultura.

O processo de transferência dos abrangidos está condicionado à conclusão da construção das suas casas em Chimunda Xicudo, zona de reassentamento indicada pelo Governo Provincial de Inhambane. A juntar a isso está o facto de nas actuais zonas as famílias possuírem machambas com culturas ainda por colher, curais e clínicas tradicionais cuja remoção requer a realização de cerimónias tradicionais.

No entanto, o empreiteiro continua a mobilizar no terreno o equipamento necessário para a execução do empreendimento, sendo que, no entanto, as máquinas envolvidas nas operações de destronca e desbravamento da área vezes sem conta esbarram com obstáculos, tais como machambas, habitações, curais de animais, cemitérios familiares, entre outras benfeitorias das famílias. Trata-se de uma situação que dura há dois anos, depois que o Executivo Provincial lançou o plano de retirada das pessoas do polígono do regadio.

Regadio de Chimunda leva à transferência de 80 famílias

A demora que se verifica no processo de retirada dos abrangidos, problema cuja gestão embaraça o Governo Provincial, preocupa sobremaneira o empreiteiro, a Engenharia de Obras Públicas (ENOP), que ganhou o concurso internacional lançado pelo FDA, coordenador do PIVASA, interessado em cumprir os prazos e a qualidade requeridos nos termos contratuais.

Recomendado para si:  Avarias na rede deixam mais de 300 mil clientes da EDM sem energia

Com vista a encontrar uma saída de emergência, o governador de Inhambane, Agostinho Trinta, “despachou” ao distrito de Govuro membros do seu Executivo para, em coordenação com o Executivo local, estudar uma estratégia para ultrapassar o problema. Fazem parte da equipa o secretário permanente provincial, Luís Mambero, os directores provinciais das Obras Públicas e Habitação, da Agricultura, do Trabalho, da Coordenação da Acção Ambiental; do adjunto do Plano e Finanças e o delegado do INEFP, nomeadamente Albino Novela, José Varimelo, João Almeida, Diogo Borges, António Mavimbe e Abdul Carmo Mussá Ginabay.