Economia Província de Maputo: FDD gera mais de mil novos postos de emprego

Província de Maputo: FDD gera mais de mil novos postos de emprego

Estes dados referem-se ao ano 2012 e constam de um balanço do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado datado de Fevereiro último a que a nossa fonte teve acesso.

Dos projectos financiados 124 referem-se à área agrícola; 96 à pecuária, dois de agro-pecuária; 35 de indústria; 228 de comércio; 228 de pesca e 22 de diversos.

Beneficiaram-se do financiamento 578 cidadãos, sendo 374 homens e 205 mulheres, contemplando 193 jovens.

De acordo com o balanço, a província de Maputo recebeu em 2012 o limite global de 63.392,08 mil meticais para o financiamento de projectos de produção de comida, geração de rendimento e de emprego.

Como reembolso dos beneficiários a província recebeu 864,65 mil meticais, o que corresponde a uma realização de 9,93 porcento e um crescimento de 22,39 porcento. O valor global do reembolso dos fundos financiados nos anos anteriores totalizou 8.196,77 mil meticais, o que corresponde a uma realização de 25,4 porcento.

Província de Maputo: FDD gera mais de mil novos postos de emprego

Quanto às principais realizações o documento destaca a criação de 21.352 empregos, dos 19.672 planificados. Refere-se ainda à expansão do ensino à distância para quatro centros de aprendizagem, nomeadamente em Khongolote, Nwamatibjana, Nelson Mandela e Casa do Gaiato.

A província levou a cabo a divulgação da Política Nacional da Juventude, abrangendo em todos os distritos 4800 jovens. Igualmente, legalizou 16 associações juvenis e prestou apoio financeiro que resultou na publicação de estatutos de duas associações.

Recomendado para si:  Moçambique reforça estratégia nacional para reduzir acidentes nas estradas

Como forma de assegurar o aumento da produção e a segurança alimentar, Maputo produziu cerca de seis milhões de toneladas de culturas diversas e ainda 41.179 toneladas de carnes diversas.

Quanto ao pescado, o relatório salienta a captura de 8822 toneladas e a exportação de 2504, representando um aumento significativo de receitas líquidas para os cofres do Estado.

Destaca igualmente a electrificação do posto administrativo de Porto Henrique, no distrito da Namaacha, através de painéis solares e a reabilitação e expansão da rede em 38 bairros, exceptuando os distritos de Magude e Marracuene. Mais de 20 mil novos consumidores de energia eléctrica foram ligados à rede nacional.

Segundo o documento, a produção mineira da província, que abarca a exploração de bentonite, diatomites, pedra de construção, calcário, argila e areia de construção totalizou 2.802.652 toneladas, o que corresponde a um crescimento na ordem de 57,2 porcento.

Em 2012 foram construídos na província de Maputo 34 estabelecimentos turísticos, cifra que corresponde a um baixo nível de realização devido ao facto de ter sido cancelado o fundo de investimento alocado pelo Ministério do Turismo, através do Instituto Nacional do Turismo.