Segundo a governadora, tal desiderato pode ser alcançado pela incorporação, pelos grandes projectos, de aspectos estratégicos de implementação ligados a circuitos e mecanismos de incentivo à a provisão de insumos, fertilizantes a baixo custo, infra-estruturas de apoio e armazenamento e mercados assegurados a todos os níveis.
Falando na parte inaugural do Conselho Coordenador do Ministério da Planificação e Desenvolvimento, Cidália Chaúque referiu que a implementação dos mega-projectos deve apoiar, igualmente, a transmissão de tecnologias, aumento do valor retido para os produtores moçambicanos, através da produção de bens de consumo final, o que, nas suas palavras irá constituir-se numa mais-valia para a economia da província.
Nampula é uma das províncias que acolhe um número considerável de grandes projectos de investimento, destacando se entre eles, a exploração de areias pesadas de Moma, a construção do Aeroporto Internacional de Nacala, projecto de cultivo de banana nos distrito de Monapo e Eráti, produção de minério de ferro, em Lalaua, e o empreendimento turístico de Memba e Mossuril.
Referindo-se ao Conselho Coordenador, Cidália Chaúque disse que o lema escolhido convida a uma reflexão sobre a inclusão dos vários segmentos da população no desenvolvimento, no sentido de os cidadãos começarem a assumir-se como donos desse processo.
“É nosso entendimento que que a participação dos cidadãos na vida socioeconómica do país é a forma ideal do processo de busca das melhores soluções para os problemas da pobreza que as comunidades locais enfrentam”, frisou a governadora.
Disse, também, que os temas da reunião, nomeadamente o impacto dos mega-projectos, modelo de desenvolvimento baseado em zonas económicas especiais e distribuição de riqueza e crescimento inclusivo, se mostram oportunos e cruciais para orientação dos órgãos locais do Estado que têm a missão de avaliar as potencialidades e transformá-las em vectores de desenvolvimento económico local.
Para a governadora de Nampula, o princípio de desenvolvimento da actividade produtiva, com ênfase para a cadeia de valores, poderá encontrar mecanismos efectivos e adequados com as conclusões saídas do Conselho Coordenador.
A província de Nampula tem vindo a registar índices significativos de dinamismo económico.
Com efeito, segundo dados divulgados pela Governadora Cidália Chaúque, ocasião, em 2012, por exemplo, a província registou um crescimento da produção global de 11 porcento, ao atingir 42,6 mil milhões de meticais, contra 38,4 mil milhões de meticais em 2011.