É assim que o próprio Ministério da Defesa Nacional reitera que a presente campanha de recenseamento abrange a todos os cidadãos moçambicanos de ambos os sexos, nascidos no ano de 1995, bem como aqueles que não puderam regularizar a sua situação militar em ocasiões anteriores, desde que a sua idade não ultrapasse os 35 anos.
Este recenseamento está a decorrer nos governos distritais, conselhos municipais, postos administrativos e nos estabelecimentos de ensino e ainda em missões diplomáticas e consulares no estrangeiro para os cidadãos residentes no exterior.
O Ministério da Defesa Nacional esclarece ainda que o cidadão que não se apresentar ao recenseamento militar e não regularizar a sua situação nos prazos definidos por lei será considerado faltoso, ficando sujeito a sanções nos termos jurídico-legais.
A propósito deste recenseamento, a nossa delegação na cidade da Beira saiu à rua para se inteirar do processo, tendo constatado que o nível de afluência aos postos continua reduzido e que os poucos jovens que se apresentaram às inscrições estão dispostos a cumprir o serviço militar, como dever de cada cidadão.