Sociedade Saúde Semana Nacional da Saúde: Vacinadas contra pólio quatro milhões de crianças

Semana Nacional da Saúde: Vacinadas contra pólio quatro milhões de crianças

Semana Nacional da Saúde: Vacinadas contra pólio quatro milhões de crianças

Durante cinco dias, as autoridades sanitárias vão oferecer várias intervenções visando melhorar a saúde dos menores. Um comunicado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), citado pela AIM, indica que “todas as crianças entre zero e cinco anos de idade serão vacinadas contra a poliomielite, as crianças com idade entre os seis e 59 meses receberão o suplemento de Vitamina “A”, enquanto as crianças a partir de um ano de idade deverão ser desparasitadas contra as lombrigas”.

A desparasitação e a suplementação com a Vitamina “A” devem ser feitas de seis em seis meses, enquanto as vacinas contra a poliomielite e outras doenças devem obedecer à rotina de vacinação prevista no calendário do Programa Alargado de Vacinação (PAV).

Paralelamente, todos os rapazes e raparigas, homens e mulheres em idade reprodutiva que estiverem interessados poderão beneficiar-se de sessões de aconselhamento sobre o planeamento familiar e receber anticonceptivos de acordo com a sua escolha.

Para o sucesso do programa foi realizada ao longo dos últimos 30 dias, uma ampla campanha envolvendo os órgãos de comunicação social com o objectivo de informar aos pais e outras pessoas que cuidam de crianças, incluindo professores, educadores, o sector privado, líderes comunitários, religiosos e partidos políticos, sobre a necessidade de levarem as suas crianças para receberem vacina contra a poliomielite e suplementação com a Vitamina A.

Recomendado para si:  Governo de Inhambane impede arranque da exploração de areias pesadas em Jangamo

Estas vacinas são muito importantes para o fortalecimento do sistema imunológico das crianças, de forma a protegê-las contra doenças infecciosas.

A Semana Nacional de Saúde decorrerá em todas as unidades sanitárias do país e brigadas móveis da Saúde vão visitar as comunidades no período de 26 a 30 de Novembro de 2012.

Este programa conta com o apoio de vários parceiros internacionais, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a População, a Save the Children, a Agência Britânica de Assistência (UKaid), a Agência Canadiana para o Desenvolvimento Internacional (CIDA), o Banco Mundial, a Hellen Keller International e o UNICEF.