Destaque Mais de 16 milhões em risco de cólera em Moçambique

Mais de 16 milhões em risco de cólera em Moçambique


Na província de Tete, mais de 16,1 milhões de pessoas encontram-se em situação de risco absoluto de desenvolver cólera.

Todos os distritos desta província, assim como regiões específicas de Maputo, Gaza, Sofala, Manica, Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, foram identificados como áreas críticas em termos de surtos da doença.

Esta alarmante realidade foi revelada durante a Reunião de Divulgação do Plano Nacional de Eliminação da Cólera em Moçambique até 2030, realizada ontem na cidade de Tete. O plano estabelece um conjunto de procedimentos coordenados destinados a interromper a transmissão da cólera e a reduzir em 90% o número de óbitos decorrentes da doença.

O chefe do Departamento Central de Vigilância em Saúde Pública, Gildo Nhangave, apresentou o documento, que terá como base um ecossistema de intervenção estruturado em quatro pilares: detecção periférica e acompanhamento contínuo do processo, vacinação em larga escala, fortalecimento do sistema de saúde para diagnóstico e cuidados, e mobilização de líderes comunitários, que atuarão como agentes de mudança.

O plano visa não apenas mitigar os efeitos da cólera, mas também promover uma significativa melhoria nas condições de saúde da população moçambicana.

Recomendado para si:  Doze detidos por tráfico de animais em Inhambane

Destaques da semana