Destaque Trump decreta emergência nacional para proteger receitas de petróleo da Venezuela

Trump decreta emergência nacional para proteger receitas de petróleo da Venezuela

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proclamou uma “emergência nacional” com o objectivo de preservar as receitas provenientes das vendas de petróleo da Venezuela que se encontram nas contas do Tesouro norte-americano. 

Esta medida visa impedir que os credores que detêm dívida externa da Venezuela consigam reclamar esses fundos.

Em comunicado oficial, a Casa Branca esclareceu que o decreto assinado por Trump tem como intenção evitar a apreensão das receitas do petróleo venezuelano, as quais são consideradas essenciais para os esforços dos Estados Unidos em garantir a estabilidade política e económica da Venezuela.

O decreto estabelecido bloqueia qualquer embargo, julgamento, decreto, direito de retenção, execução ou outro processo judicial que possa afectar os fundos do governo dos Estados Unidos, resultantes das vendas de petróleo venezuelano. Adicionalmente, a ordem proíbe a transferência ou a negociação desses recursos.

Esta iniciativa segue-se a uma reunião que ocorreu na sexta-feira passada entre Trump e executivos do sector petrolífero. Durante este encontro, o Presidente norte-americano ofereceu às principais empresas do sector a garantia de “protecção e segurança do governo” a longo prazo, com a ambição de atrair um investimento de 100 mil milhões de dólares na Venezuela.

Recomendado para si:  Putin aceita pedido de Trump para suspender ataques, confirma Kremlin

A situação revela a complexidade das relações internacionais e as implicações económicas da crise na Venezuela, com repercussões significativas para a região e para os mercados globais.

Destaques da semana