Duas turistas perderam a vida após serem pisoteadas por uma elefanta durante um passeio de safari na Zâmbia. As vítimas, Easton Taylor, de 68 anos, do Reino Unido, e Alison Taylor, de 67 anos, da Nova Zelândia, faleceram no Parque Nacional South Luangwa na quinta-feira (03).
Segundo a BBC News, as duas mulheres faziam parte de um grupo de turistas que observava a vida selvagem africana. Elas caminhavam pelo parque, quando a elefanta, acompanhada de um filhote, avançou repentinamente em direcção a elas.
O local do incidente está situado a cerca de 600 km de um acampamento denominado Big Lagoon, onde as turistas permaneceram por quatro dias. Embora compartilhassem o mesmo sobrenome, não se sabe se eram parentes.
“Deslocavam-se para outros acampamentos quando o elefante atacou por trás. Lamentamos profundamente a perda dos nossos visitantes. Ambas morreram no local”, explicou Robertson Mweemba, chefe de polícia da Província Oriental.
As autoridades zambianas indicaram que a presença do filhote pode ter desencadeado o ataque, uma vez que as elefantas mães são extremamente protectoras. É aconselhado aos turistas que tenham extremo cuidado ao observar a vida selvagem desses animais.
“É muito difícil controlar os animais, e os turistas costumam alimentá-los”, acrescentou Mweemba.
No ano anterior, dois turistas americanos também perderam a vida em ataques de elefantes na Zâmbia, destacando os riscos associados à interacção com a vida selvagem na região.