Destaque Deslizamentos de terra em Los Angeles após tempestade de chuva forte

Deslizamentos de terra em Los Angeles após tempestade de chuva forte

A cidade de Los Angeles enfrentou severos deslizamentos de terra que bloquearam diversas estradas, resultado de uma intensa chuva que atingiu áreas anteriormente devastadas por incêndios florestais no mês anterior. 

A precipitação, que em certas partes da cidade alcançou os 7 centímetros em apenas um dia, provocou inundações e deixou zonas como Pacific Palisades e Altadena cobertas de detritos e escombros.

A famosa Pacific Coast Highway, uma estrada conhecida pela sua paisagem deslumbrante e que sofreu severos danos devido aos incêndios de Janeiro, foi encerrada devido à formação de uma espessa camada de lama que obstruía o caminho. Durante a tempestade, um veículo do Corpo de Bombeiros de Los Angeles foi arrastado para o oceano, embora o motorista tenha conseguido escapar com ferimentos ligeiros, conforme relatado por um porta-voz da corporação.

Em Hollywood Hills, uma área que abriga tanto estrelas de cinema quanto residentes da classe trabalhadora, um grande deslizamento de lama deixou cerca de 20 centímetros de detritos a cobrir uma das principais vias. Na localidade de Altadena, que já tinha sofrido a destruição de milhares de edificações devido aos incêndios, vários veículos foram retidos sob os escombros arrastados pelas chuvas.

Recomendado para si:  Israel começa retirada de tropas de áreas urbanas de Gaza

Apesar dos extensos preparativos das autoridades locais, que implementaram medidas como a colocação de sacos de areia e barreiras de betão em locais de risco, os danos foram significativos. As encostas, onde a vegetação foi consumida pelas chamas, mostraram-se incapazes de absorver a água, resultando em deslizamentos.

Embora a região estivesse necessitando urgentemente de chuva, após um longo período de oito meses sem precipitações significativas até Fevereiro, os especialistas alertam que as consequências em áreas afectadas por incêndios florestais são previsíveis. O calor intenso dos incêndios tem o efeito de endurecer o solo, dificultando a infiltração da água e provocando um escoamento superficial exacerbado.