Politica Filipe Nyusi apela à unidade e à paz em discurso à nação

Filipe Nyusi apela à unidade e à paz em discurso à nação

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, proferiu hoje um discurso à Nação, no qual abordou as tensões sociais e os recentes protestos que têm marcado o país.

Nyusi destacou que “vivemos tempos de angústia que nos desafiam como povo e Nação”, sublinhando a importância de um diálogo construtivo no contexto do próximo processo eleitoral.

O chefe de Estado reconheceu que, apesar de o processo eleitoral ter sido inicialmente percebido como pacífico e transparente, existem preocupações relacionadas com alguns ilícitos. “Queremos juntos abordar este processo eleitoral”, afirmou, enfatizando a necessidade de todos os moçambicanos se unirem em prol do desenvolvimento nacional.

No seu discurso, Nyusi condenou como foram convocadas algumas manifestações, referindo que “a linguagem dessas convocatórias foram feitas para desencadear ódio entre nós”.

O Presidente alertou para a generalização de actos de vandalismo e destruição de bens públicos, lamentando os mais de 200 protestos que resultaram em danos significativos, incluindo a vandalização de postes de telefonia móvel e de electricidade.

Apesar da sua preocupação com a escalada de violência, Nyusi reafirmou o compromisso do Governo em assegurar o direito à manifestação, mas sublinhou que este direito deve ser equilibrado com a protecção da livre circulação de pessoas e bens. “O nosso adversário não pode ser convertido num inimigo […], somos todos moçambicanos”, declarou, apelando à unidade e à convivência pacífica entre os cidadãos.

Recomendado para si:  Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão interina para substituir Ossufo Momade