O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) de Cabo Delgado deu início ao processo de alocação do material de votação nos diferentes distritos da província, como parte dos preparativos para as eleições presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais, agendadas para o próximo dia 9 de Outubro.
Segundo Cassamo Camal, director provincial do STAE, foram já alocadas urnas e cabines de voto. Os kits principais, que incluem cadernos e boletins de voto, estarão disponíveis nos locais de votação um dia antes das eleições. Camal especificou que, excepto em cidades como Pemba, Montepuez e nas vilas de Chiure, o material será enviado nas primeiras horas do dia da votação.
Neste momento, a equipa do STAE provincial está a receber, empacotar e catalogar o material principal, assegurando que tudo seja tratado com o máximo de rigor para evitar falhas.
Camal também destacou que, devido à instabilidade e insegurança que afectam alguns distritos, o STAE irá recorrer ao uso de meios aéreos e embarcações para a distribuição do material de votação e para a atribuição de membros às mesas de voto. “Refiro-me a distritos da zona costeira, como Mocimboa da Praia, Palma, Quissanga, Macomia e Ibo. Temos conhecimento da presença de engenhos explosivos em algumas estradas, e não queremos que os membros das mesas de voto e o próprio material de votação fiquem em perigo. Por isso, estamos a colaborar com as Forças de Defesa e Segurança. Acreditamos que tudo irá decorrer sem problemas”, afirmou Camal.
Adicionalmente, o director provincial informou que a formação de 15.337 membros das mesas de voto será concluída nesta sexta-feira.
Em Cabo Delgado, estão inscritos 1.497.544 potenciais eleitores, e a província tem direito a 21 mandatos para a Assembleia da República e 82 para a assembleia provincial.