Internacional Ex-Presidente Jair Bolsonaro almeja candidatura em 2026 apesar de inelegibilidade

Ex-Presidente Jair Bolsonaro almeja candidatura em 2026 apesar de inelegibilidade

O ex-Presidente Jair Bolsonaro, actualmente inelegível até 2030 e enfrentando múltiplos processos judiciais que podem resultar em penas ainda mais severas, manifestou a sua intenção de concorrer às eleições presidenciais de 2026.

Em uma entrevista recente à Rádio Auriverde Brasil, Bolsonaro não hesitou em criticar as discussões internas do seu partido, o Partido Liberal (PL), em busca de um candidato alternativo.

“Eu sei que não sou nada no PL, não mando nada, sou apenas presidente de honra. Mas o candidato do PL para 2026 é Jair Messias Bolsonaro”, declarou o ex-Chefe de Estado, demonstrando confiança na possibilidade de reverter sua situação política.

Bolsonaro parece acreditar que seus aliados no Congresso conseguirão aprovar uma amnistia que o permita voltar a ser candidato. Há diversos projectos nessa linha já em tramitação na Câmara dos Deputados, onde a influência da direita e da extrema-direita é significativa.

Apesar de que 63% da população brasileira se opõe a essa amnistia, a dinâmica no Congresso apresenta um panorama mais favorável ao ex-Presidente.

Recomendado para si:  Nove moçambicanos recuperam após inalação de gás tóxico em Portugal

Na Câmara dos Deputados, a maioria conservadora sustenta a esperança de Bolsonaro, enquanto no Senado a situação é quase um impasse: 50% dos senadores manifestaram-se contra a amnistia, mas 49% a apoiam, o que alimenta a expectativa entre os seus apoiantes.

A possibilidade de uma mudança na sua elegibilidade e a continuidade da sua influência política continua a ser um tema controvertido no Brasil, reflectindo as tensões e divisões que persistem no cenário político do país.

Destaques da semana