O Tribunal Judicial Provincial de Cabo Delgado sentenciou dois cidadãos moçambicanos a penas de 28 e 30 anos de prisão por envolvimento em crimes de financiamento ao terrorismo na província de Cabo Delgado.
As condenações foram anunciadas durante uma conferência de imprensa, na terça-feira, pela porta-voz da Procuradoria Provincial e do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), Carmen Massicame, no âmbito da terceira reunião destas instituições.
Segundo Carmen Massicame, o caso resultou de um processo judicial instaurado contra dois réus, que culminou na condenação, no passado dia 4 de Setembro de 2024, com penas que variam entre 28 e 30 anos de reclusão.
Este julgamento marca um ponto significativo no combate ao terrorismo, uma vez que é o primeiro caso relacionado com financiamento de actividades terroristas a ser levado a tribunal na província.
Além disso, a porta-voz destacou o aumento das investigações e processos relacionados com o terrorismo na região. “De Janeiro a Agosto de 2024, foram registados 21 processos envolvendo crimes de terrorismo, com um total de 43 arguidos”, acrescentou Massicame, evidenciando o desafio contínuo que Cabo Delgado enfrenta na luta contra as actividades terroristas e o financiamento destas acções.
Cabo Delgado tem sido palco de insurgências armadas nos últimos anos, com várias organizações criminosas a perpetrarem ataques violentos, que têm resultado em milhares de mortos, deslocados e devastação.
O financiamento ao terrorismo desempenha um papel crucial na manutenção destas operações, e as condenações representam um esforço mais firme das autoridades moçambicanas para travar este flagelo que continua a assolar a província.