Internacional Sudão apela a Moçambique para mobilizar apoio internacional nas iniciativas de estabilização

Sudão apela a Moçambique para mobilizar apoio internacional nas iniciativas de estabilização

O Presidente do Conselho Soberano da República do Sudão solicitou a Moçambique que exerça a sua influência junto da comunidade internacional para angariar apoio às iniciativas de estabilização do país africano, que atravessa um período de grande instabilidade.

O apelo foi formalmente apresentado em Maputo, na quinta-feira, pelo enviado especial do Presidente do Conselho Soberano do Sudão, Malik Agar Eyre Nganyoufa, durante uma audiência com o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi.

Durante o encontro, o enviado especial sudanês detalhou ao Presidente Nyusi a complexa situação que o Sudão enfrenta, destacando as perdas de vidas humanas e a destruição de infra-estruturas, o que tem gerado uma crise humanitária. Filipe Nyusi expressou as suas condolências e preocupações face à situação crítica no Sudão.

Nyusi sublinhou a importância do diálogo como ferramenta essencial para a resolução de conflitos, partilhando a experiência de Moçambique, onde o diálogo directo entre as partes, com a mediação de um facilitador, provou ser um método eficaz para alcançar a paz e estabilidade.

Recomendado para si:  Desabamento em mina de coltan na RDC pode ter causado até 300 mortos

Destaques da semana