Politica Fundo para campanhas eleitorais atrasado pela CNE

Fundo para campanhas eleitorais atrasado pela CNE

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) ainda não procedeu à distribuição dos fundos destinados às campanhas eleitorais para os partidos políticos, apesar de a Lei Eleitoral estipular que tal acção deve ocorrer 21 dias antes do início oficial das campanhas.

Faltando cerca de 18 dias para o início das campanhas eleitorais, a CNE enfrenta um défice orçamental significativo, o que tem atrasado o desembolso dos valores necessários.

Paulo Cuinica, porta-voz da CNE, afirmou que esforços estão em curso, em coordenação com o Ministério da Economia e Finanças, para garantir a disponibilização dos fundos. Cuinica assegurou que, apesar do défice existente, o processo continua a avançar, e que, neste momento, já está em curso a produção de materiais de campanha.

A CNE anunciou ainda que está previsto um aumento dos montantes a serem canalizados aos partidos políticos. Segundo o porta-voz, este aumento justifica-se pela elevação dos custos de vida, tanto no mercado nacional como internacional, o que impacta directamente na logística necessária para sustentar os partidos durante os 45 dias de campanha eleitoral.

Recomendado para si:  MDM apela a reforço da justiça para combater corrupção em Moçambique

As campanhas terão início no dia 24, e no dia seguinte, 25, começará a distribuição dos materiais de propaganda política.