Os concorrentes às sétimas eleições gerais, previstas para Outubro próximo, já começaram a receber o financiamento para as suas campanhas eleitorais, que terá início no dia 24 deste mês.
A transferência dos fundos começou a ser efectuada na sexta-feira passada para as contas dos candidatos, através do sistema e-SISTAFE. Este financiamento destina-se a apoiar os candidatos nas três eleições programadas: Presidenciais, Legislativas e das Assembleias Provinciais, de onde será eleito o governador provincial.
Esta é a primeira tranche do financiamento, correspondente a 50% do montante total a que cada candidato tem direito, conforme a dimensão da sua candidatura, seja local ou nacional.
Os partidos com assento parlamentar, nomeadamente a Frelimo, a Renamo e o MDM, têm cada um direito a um financiamento de 40,2 milhões de meticais.
Por outro lado, Venâncio Mondlane, que se candidata à Presidência sem o apoio de um partido, receberá 21,6 milhões de meticais, montante idêntico ao concedido aos outros três candidatos à Presidência.