Internacional Operação policial resgata duas vítimas de sequestro em Joanesburgo

Operação policial resgata duas vítimas de sequestro em Joanesburgo

A Polícia Sul-Africana (SAPS) conduziu uma operação bem-sucedida que resultou no resgate de duas vítimas de sequestro em Crystal Park, Benoni, no leste de Joanesburgo.

As vítimas, dois homens de 64 e 34 anos, foram encontradas vivas após um confronto armado com os sequestradores, conforme anunciado pela polícia.

Durante a ação, um dos sequestradores foi morto no tiroteio, outro foi hospitalizado e mais quatro foram detidos. A operação foi realizada no final do dia de segunda-feira, após os sequestradores terem exigido resgate às famílias das vítimas desde o último domingo.

As autoridades confirmaram que as vítimas são sul-africanas. Este incidente segue-se ao resgate recente de dois empresários portugueses em Soweto, sudoeste de Joanesburgo, na semana anterior. As prisões relacionadas com estes casos totalizam seis na província de Gauteng, onde se localizam Joanesburgo e Pretória.

Nos últimos seis meses, mais de 54 sequestradores foram presos nas províncias de Gauteng, Noroeste, Mpumalanga e Estado Livre. A África do Sul enfrenta um aumento no crime de sequestro, frequentemente envolvendo exigências financeiras elevadas para a libertação das vítimas.

Recomendado para si:  Julgamento de suspeitos no caso DJ Warras é adiado para Abril

No último trimestre de 2023, foram reportados 4.577 casos de sequestro em todo o país, com um aumento significativo de 20% em Gauteng, que registou 2.367 casos nesse período. A província continua a ser o epicentro deste tipo de crime no país.

Nos últimos dois anos, mais de 200 suspeitos de sequestro foram detidos pelas autoridades. A unidade anti-sequestro da SAPS revelou que, desde o início do ano, foram exigidos aproximadamente 390 milhões de rands (cerca de 20 milhões de euros) em cerca de 80 casos de sequestro investigados.

Destaques da semana