Politica Nyusi insta à punição severa de responsáveis por branqueamento de capitais

Nyusi insta à punição severa de responsáveis por branqueamento de capitais

O Presidente da República, Filipe Nyusi, exigiu na cidade da Beira uma resposta coordenada e eficaz dos órgãos de justiça nos casos de branqueamento de capitais, com o objetivo de punir severamente os envolvidos e fortalecer a confiança pública nas instituições judiciais.

Nyusi destacou os esforços significativos de Moçambique para alinhar suas políticas e práticas aos padrões internacionais, visando fortalecer o sistema financeiro nacional e impedir seu uso para actividades ilícitas. Ele enfatizou que esses esforços têm resultando em avanços na identificação e punição de actividades suspeitas, promovendo a transparência e integridade financeira.

O combate ao branqueamento de capitais, segundo Nyusi, requer uma abordagem coordenada e eficiente envolvendo o governo, as polícias, procuradorias e agências de inteligência financeira. Ele enfatizou a importância de investigações imparciais e transparentes, além da recuperação de activos utilizando tecnologias avançadas de análise de dados para desmantelar esquemas de branqueamento.

O Presidente falou após a inauguração do Tribunal Superior de Recursos da Beira e dos Tribunais Judiciais de Muanza e Machanga, como parte da iniciativa “um distrito, um tribunal condigno”.

Recomendado para si:  Renamo expulsa João Machava por desobediência e violações dos estatutos do partido

Nyusi sublinhou que esta iniciativa não só economiza recursos do estado anteriormente gastos com arrendamentos, mas também fortalece o sistema judicial para melhor prevenir e combater o branqueamento de capitais e o financiamento ao terrorismo, intensificando as medidas e reforçando a aplicação da lei no país.