Destaque Ramaphosa assumirá segundo mandato na África do Sul

Ramaphosa assumirá segundo mandato na África do Sul

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, tomará posse na quarta-feira para o seu segundo mandato como Presidente da República da África do Sul. 

A cerimónia ocorrerá cinco dias após a sua eleição pelo Parlamento, onde foi escolhido como chefe de Estado. Ramaphosa liderará o país por mais cinco anos, após conseguir a reeleição através de uma Coligação de Unidade Nacional, composta pelos partidos ANC, DA e IFP.

O porta-voz interino do Governo sul-africano, Nomonde Mnukwa, afirmou que a cerimónia de empossamento, que terá lugar em Pretória, será uma “demonstração” dos valores democráticos do país. Mnukwa destacou que a tomada de posse é uma oportunidade para celebrar os valores democráticos e o sistema de governação sul-africano, encorajando todos os cidadãos, especialmente crianças e jovens, a acompanharem o evento pelos media ou pessoalmente, promovendo a coesão social que caracteriza a nação.

A reeleição de Ramaphosa pelo Parlamento sul-africano ocorreu poucas horas após o líder da Aliança Democrática, o maior partido da oposição, John Steenhuisen, anunciar a formação de um Governo de Unidade Nacional.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 06 de Fevereiro de 2026

Destaques da semana