O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, deu início a uma visita de trabalho de quatro dias à República da Coreia, em resposta a um convite formulado pelo homólogo deste país asiático, Yoon Suk Yeol.
Durante a visita, Nyusi participará na I Cimeira Coreia-África, que ocorrerá na capital Seul sob o lema “O Futuro Construímos Juntos: Crescimento Económico, Sustentabilidade e Solidariedade”, bem como no Fórum de Negócios Coreia-África.
De acordo com um comunicado da Presidência da República, Nyusi também terá um encontro bilateral com o Presidente da República da Coreia e se reunirá com executivos de empresas sul-coreanas e com a comunidade moçambicana residente no país.
Mais de 30 Chefes de Estado e de governo do continente africano, além de representantes de organizações multilaterais e executivos de empresas coreanas e africanas, são esperados para participar do evento.
O governo moçambicano busca promover as oportunidades e potencialidades do país durante a cimeira, além de solicitar o apoio do governo coreano para atrair investidores para o Programa Nacional de Industrialização de Moçambique.
A Coreia, que enfrentou uma situação semelhante à de Moçambique no passado, oferece uma valiosa experiência para o país africano. A fonte do governo destaca que Moçambique possui abundantes recursos naturais, o que pode ser uma vantagem significativa na busca pelo desenvolvimento económico e superação da pobreza.