Politica PR Nyusi distingue 851 antigos combatentes da luta de libertação

PR Nyusi distingue 851 antigos combatentes da luta de libertação

851 cidadãos moçambicanos serão homenageados com a “Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique”. A distinção ocorre durante as cerimónias centrais que celebram os 49 anos da independência nacional, marcando também o início das festividades dos 50 anos, que serão comemorados em 2025.

De acordo com um comunicado oficial, esta homenagem pelo Presidente da República reconhece a participação activa desses cidadãos na luta pela libertação de Moçambique, seja nas frentes de combate armado ou clandestino, no combate diplomático, ou na informação e propaganda.

Esta será a última vez que Filipe Nyusi presidirá as cerimónias oficiais do Dia da Independência Nacional, visto que o seu mandato terminará em Janeiro, após a posse do novo presidente, que será eleito nas eleições de 9 de Outubro próximo.

As cerimónias centrais do Dia da Independência, proclamado a 25 de Junho de 1975 em Maputo, decorrerão na Praça dos Heróis e contarão com a presença de altos dignitários, incluindo titulares de órgãos de soberania e dirigentes superiores do Estado.

Recomendado para si:  Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão interina para substituir Ossufo Momade

Em outras províncias, as comemorações serão conduzidas pelos governadores provinciais, garantindo uma celebração nacional abrangente e inclusiva.