Politica CNE planeia desembolsar 260 milhões de meticais para eleições gerais em Moçambique

CNE planeia desembolsar 260 milhões de meticais para eleições gerais em Moçambique

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique está preparada para desembolsar aproximadamente 260 milhões de meticais (mais de 4 milhões de dólares norte-americanos) para os partidos políticos concorrentes nas eleições gerais marcadas para 9 de Outubro próximo.

O anúncio foi feito em Maputo, pelo porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, durante o programa “Linha Direta” da Rádio Moçambique, a emissora nacional, onde discutiu os preparativos para as eleições gerais.

Cuinica explicou que todos os esforços estão a ser feitos para que os partidos políticos recebam os fundos com 21 dias de antecedência em relação ao início da campanha eleitoral, agendada para 24 de Agosto próximo.

Além disso, Cuinica destacou a preocupação actual da CNE em liquidar as dívidas pendentes com os fornecedores resultantes das eleições autárquicas de 2023.

“Actualmente, estamos preocupados com o pagamento das dívidas das eleições autárquicas. Se olharmos para os distritos e ao nível provincial, os fornecedores são os mesmos, e enquanto tivermos dívidas com esses fornecedores, poderemos enfrentar dificuldades para obter os bens e serviços necessários para o processo eleitoral”, afirmou.

Recomendado para si:  Desmobilizados da Renamo criam comissão de gestão interina para substituir Ossufo Momade

Cuinica sublinhou que o montante necessário está incluído no orçamento, mas enfatizou a importância dos desembolsos não apenas para cobrir esses compromissos pendentes, mas também para garantir a preparação adequada dos fornecedores para as eleições de 9 de Outubro.