António Muchanga, cabeça-de-lista da Renamo e candidato a governador da Província de Maputo, fez um apelo veemente ao fim da “prostituição política” entre os membros do partido, visando garantir a vitória nas eleições de 9 de Outubro. Esta declaração foi feita durante uma apresentação pública no bairro T3, na cidade de Maputo, que coincidia com as celebrações do Dia da Independência.
Num evento que parou o bairro, Muchanga destacou a importância da união entre os membros e simpatizantes da Renamo para alcançar os objectivos eleitorais. “Chamamos de prostituta política todo aquele que passa a vida a mudar de lar. Destruíram a Renamo na Beira e agora querem voltar a liderar a mesma Renamo que destruíram. Eram os primeiros a insultar o presidente e o partido porque queriam colocar os seus interesses acima de tudo. Agora voltaram,” afirmou Muchanga.
Muchanga incentivou os jovens a manterem-se firmes na política, mesmo em momentos difíceis, sublinhando a importância de não se destruir aquilo que foi construído com esforço. “Temos que persistir, resistir e evitar destruir a casa que construímos. Não podemos cuspir na canoa que nos fez atravessar o rio, pois poderemos precisar dela no regresso,” alertou.
Além disso, apelou à unidade no apoio aos candidatos da Renamo, mesmo que alguns membros não concordem com as escolhas feitas. “A forma de conservar a nossa canoa é viver, persistir, resistir e contribuir para o sucesso do partido e dos seus candidatos. Mesmo que você não goste do candidato, ele é o seu candidato. Vamos todos lutar para garantir a vitória da Renamo na Província de Maputo. Se trabalharmos como nas autárquicas, vamos tomar a província,” declarou Muchanga.
A Liga Juvenil da Renamo acolheu prontamente a recomendação de Muchanga, instando os jovens a serem protagonistas na luta pela coesão do partido e pela democracia. “Todo aquele que luta pela democracia deve honrá-la através da plataforma Renamo. Convidamos todos os colegas que, por algum motivo, se afastaram, a regressarem a casa,” afirmou Ivan Mazanga, representante da Liga Juvenil.
Estas declarações foram feitas durante o lançamento oficial da pré-campanha do partido, marcando o início de um período de intensas actividades eleitorais na busca pela vitória nas próximas eleições.