Um acidente trágico numa mina de carvão na província de Heilongjiang, no nordeste da China, resultou na morte de cinco pessoas. O incidente, que ocorreu na segunda-feira, foi divulgado pela agência noticiosa oficial Xinhua.
O acidente teve lugar às 20h38 horas numa mina de carvão operada pela Heilongjiang Longmay Group, situada na cidade de Xing’na. Imediatamente após o incidente, foi estabelecido um comando de emergência para coordenar as operações de resgate.
Os esforços de resgate foram intensos e prolongaram-se até às primeiras horas da manhã de ontem. Os socorristas conseguiram resgatar quatro mineiros dos nove que haviam ficado soterrados, enquanto recuperavam também os corpos dos cinco trabalhadores falecidos.
As minas de carvão na China, responsáveis por cerca de 60% da produção de energia do país, continuam a ser locais de elevado risco. Apesar de uma redução significativa no número de acidentes mortais nos últimos anos, as tragédias ainda ocorrem com frequência. Em Abril, um acidente numa mina de carvão na província central de Hunan resultou na morte de quatro pessoas.
Este recente desastre sublinha a necessidade contínua de melhorias nas condições de segurança das minas de carvão na China, visando proteger a vida dos trabalhadores que operam nestes ambientes perigosos.
















