A reunião do Comité Central da Frelimo, partido no poder em Moçambique, decorreu no sábado, entrando no seu segundo e último dia sem que, até o final da manhã, tenha sido apresentada qualquer candidatura à liderança do partido.
Segundo a porta-voz do partido, Ludmila Maguni, o Comité Central não analisou potenciais candidatos até o momento. Ela comunicou esta informação em declarações à televisão pública TVM.
Maguni acrescentou que nenhum dos nomes mencionados como possíveis sucessores de Filipe Nyusi na presidência do partido se pronunciou durante a reunião. No entanto, salientou que o perfil e o processo de seleção do próximo líder da Frelimo e candidato do partido à Presidência da República nas eleições gerais de 9 de outubro estão a ser tratados de forma transparente.
“A questão da sucessão tem sido abordada várias vezes, uma vez que as eleições fazem parte da vida política do partido”, afirmou Ludmila Maguni, sem fornecer mais detalhes.
Até o momento, nas redes sociais, apenas Samora Machel Júnior, filho do primeiro Presidente da República, expressou a sua intenção de concorrer à liderança do partido.
Na abertura da reunião, na sexta-feira, 5, na Matola, o próprio presidente da Frelimo e do país, Filipe Nyusi, reconheceu que o debate sobre o “processo de escolha” do candidato à presidência é uma prioridade e incentivou discussões “sem receios, nem reservas”.
A reunião do Comité Central da Frelimo termina hoje, e espera-se que uma declaração seja emitida ao seu término.