O governo do Japão disponibilizou mais de quarenta e cinco milhões de dólares para a construção da Central Elétrica de Nacala, localizada na província de Nampula.
O projeto está sendo realizado pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional, JICA, com o objetivo de fortalecer o fornecimento de energia elétrica na Zona Norte de Moçambique.
O representante residente da JICA em Moçambique, Kazuki Otsuka, afirmou que a nova central elétrica irá impulsionar o desenvolvimento das atividades econômicas no país.
Além disso, o Japão irá disponibilizar mais de 9 milhões de dólares para a aquisição de viaturas para a Polícia da República de Moçambique e o Serviço Nacional de Investigação Criminal.
O Embaixador do Japão em Moçambique, Keiji Hamada, destacou que este pacote inclui o reforço da capacidade de combate ao terrorismo em Cabo Delgado.
A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, afirmou que o apoio oferecido pelo Japão ajudará a reduzir o sofrimento das vítimas do terrorismo.
Por sua vez, a Representante Regional do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime para a África Austral, Jane Ongolo, destacou que este financiamento está alinhado com os objetivos da organização de combater o terrorismo.