Capa Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado

Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado

O Governo de Moçambique anunciou que os mais de 18 mil funcionários considerados fantasmas não representam qualquer encargo financeiro para o Estado. Esta informação foi divulgada através de um comunicado do Ministério das Finanças.

Segundo o documento, os funcionários em questão foram progressivamente suspensos da folha de salários devido à ausência da prova de vida anual, uma exigência obrigatória.

O Governo refere ainda que tem implementado diversas medidas inovadoras com o intuito de melhorar a eficiência na gestão dos recursos humanos do Estado. Uma dessas medidas é o Sistema Nacional de Gestão de Recursos Humanos.

Este sistema informático permite o controlo abrangente do ciclo de vida dos funcionários e agentes do Estado, desde a sua admissão até à sua desvinculação, que pode ocorrer por aposentação, demissão, expulsão, exoneração, licença ilimitada ou morte.

Adicionalmente, antes da geração da folha de salários, cada gestor de recursos humanos deve registar a efectividade dos seus funcionários, assim como outras informações pertinentes, de forma a garantir uma gestão eficaz e responsável dos recursos humanos do Estado.

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