Em conferência de imprensa realizada na sua residência oficial na terça-feira, o edil de Nampula, Paulo Vahanle, finalmente cedeu e reconheceu a derrota nas eleições autárquicas de 11 de outubro de 2023.
Vahanle anunciou que irá entregar o poder ao seu rival da Frelimo, Luís Giquira, pondo fim ao clima de suspense que pairava sobre a cidade desde a divulgação dos resultados.
“Queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer aos munícipes da cidade de Nampula por terem colaborado com Paulo Vahanle e com a Renamo,” Vahanle começou por dizer. “Tivemos uma reunião ao nível do partido Renamo, que nos orientou a tomar posse no dia 7 de Fevereiro como membros da Assembleia Municipal, porque se evitava criar tumultos a nível do país.”
Vahanle, que sempre contestou os resultados eleitorais, frisou que irá tomar posse como membro da Assembleia Municipal pela Renamo. A sua decisão de entregar a cidade põe fim a um período de grande tensão em Nampula, onde se temia que os seus apoiantes pudessem recorrer à violência para impedir a tomada de posse de Luís Giquira.
A decisão de Vahanle segue o exemplo do seu homólogo de Nacala, Raúl Novinte, que também aceitou entregar o poder ao novo edil da Frelimo. Esta mudança de postura por parte dos líderes da Renamo representa um passo importante para a pacificação do país após as eleições autárquicas, que foram manchadas por diversas irregularidades e contestações.