A Primeira Dama da República de Moçambique, Isaura Nyusi, foi premiada em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA), com o Prêmio “Primeira Dama – 2023”, devido ao seu envolvimento na busca de acções para defesa da rapariga e empoderamento da mulher, nas várias vertentes.
A iniciativa é da organização Dream – Up Speak Up- Stand Up (DUSUSU).
A propósito, Isaura Nyusi disse que o prêmio atribuído é resultado do trabalho árduo de moçambicanas e moçambicanos, sem nenhuma distinção: mulheres, homens, raparigas, rapazes, líderes comunitários, Governo, sociedade Civil, confissões religiosas, sector privado e parceiros de cooperação, que têm estado a colaborar com o seu Gabinete, ao longo destes anos, em particular nesta última década, iniciada em 2015.
A Primeira Dama disse esperar que a condecoração sirva também de lição para as gerações vindouras, para continuarem a acreditar que, com o trabalho e a participação de todos, é possível criarmos um mundo melhor.
Encorajou os promotores da iniciativa a continuar a estimular, por esta via, mulheres e raparigas deste mundo.
“Temos plena consciência que esta premiação denota um compromisso e responsabilidade acrescidos que recai sobre nós para continuarmos a fazer mais e melhor, em defesa da rapariga. Assumimos esse nobre compromisso”, disse.
Recordar que esta premiação é a segunda que a organização lhe atribui, tendo a primeira sido em Março de 2018, em Maputo.