Destaque Nigeriano extraditado de Moçambique para Holanda para responder por tráfico droga

Nigeriano extraditado de Moçambique para Holanda para responder por tráfico droga

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O cidadão, de nacionalidade nigeriana, estava detido em Moçambique desde Novembro de 2022 a mando da INTERPOL por seu envolvimento em crimes de tráfico de drogas.

Trata-se de Babatunde Abioye e estava detido, no país, desde Novembro de 2022, na sequência de um Mandado de Captura internacional emitido pela Polícia Internacional (INTERPOL), a 17 de Dezembro de 2016, a pedido das autoridades judiciárias do Reino dos Países Baixos (Holanda), no âmbito de um processo- crime de tráfico de drogas e substâncias Psicotrópicas, que corre no Tribunal Distrital de Zwolle-Lelystad.

Segundo um comunicado da Procuradoria-geral da República de Moçambique, na Holanda, o indivíduo vai cumprir uma pena de prisão à luz do crime cometido.

Contudo, o mesmo documento explica que, em Moçambique, o nigeriano é indiciado de prática dos crimes de falsificação de documentos, na forma gravosa; uso de documento falso; associação criminosa e corrupção activa, em um processo que corre no Gabinete Central de Combate à Criminalidade Organizada e Transnacional.

A extradição é resultado da cooperação jurídica e judiciária entre os Estados e o compromisso destes na implementação das convenções internacionais, no âmbito da prevenção e combate à criminalidade organizada e transnacional.