Politica CNE garante haver dinheiro para a realização das autarquias de Outubro

CNE garante haver dinheiro para a realização das autarquias de Outubro

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) diz que há dinheiro para a realização das eleições autárquicas de Outubro próximo. 

A 11 de Outubro de 2023, os moçambicanos serão chamados às urnas para escolher os seus dirigentes municipais. A Comissão Nacional de Eleições tem perspectivas positivas, até porque garante haver dinheiro para a realização do processo.

“Há dinheiro para a realização de eleições, nunca paramos de trabalhar por falta de dinheiro. Estamos permanentemente com o Ministério das Finanças para tentar resolver os passos que se seguem”, disse Paulo Cuinica, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições.

Falando à imprensa, depois de um contro com partidos políticos, a CNE disse que foram submetidas 23 candidaturas para as autarquias de 11 de Outubro.

“No dia 14, neste mês, foram apresentadas as inscrições dos partidos políticos, publicações dos partidos políticos, grupos de cidadãos eleitores, e resultaram portanto na inscrição de 23 formações políticas, sendo 18 partidos políticos, duas publicações e três grupos de cidadãos eleitores. A destacar aqui o grupo Moja, da autarquia do Mocimboa da Praia. Aguardamos ainda a recepção de mais informação sobre possíveis inscrições nas províncias. Mas no geral podemos afirmar que em relação a 2018 houve um crescimento, pois nessas eleições autárquicas tivemos 19 formações políticas que se inscreveram e apresentaram as suas candidaturas, enquanto que desta vez contamos já com 23 formações políticas inscritas irão, portanto, apresentar as suas candidaturas”, disse Paulo Cuinica.

Recomendado para si:  Renamo expulsa João Machava por desobediência e violações dos estatutos do partido

De acordo com Paulo Cuinica mais de 8 milhões de moçambicanos foram recenseados, este ano.

“É extremamente importante ressaltarmos que na apresentação das candidaturas, os proponentes devem se preocupar com a questão dos suplentes, do número dos suplentes, porque é este que tem muitas vezes enfermado as listas, portanto, apresentadas pelos proponentes. A lei estabelece que o proponente deve apresentar um mínimo de três suplentes e um máximo equivalente ao número dos jacentes existentes, portanto, na autarquia onde se concorda. Portanto, mais uma vez, precisamos que, ou gostaríamos de exaltar os interessados que devem não só apresentar o mínimo, mas procurarem apresentar tantos suplentes quanto for possível, até, portanto, ao número máximo estabelecido que é o equivalente às vagas existentes em cada autarquia. Queremos também hoje partilhar aqui os resultados do assentamento eleitoral, que como todos tivemos a oportunidade de acompanhar, terminou a cerca de um mês, e que dos cerca de 10 milhões de eleitores, potenciais eleitores previstos em todos os distritos autárquicos, pouco autarquias e cidade de Maputo, decorridos 45 dias, os brigadistas conseguiram recensear um total de 8.723.805 eleitores inscritos. Nas circunscrições autárquicas, dos 5.269.738”

No momento, decorre a verificação das inscrições e a CNE promete para breve a aprovação ou não dos proponentes.